segunda-feira, 25 de junho de 2012

CUMPRI MINHA PENA

Pois é, cumpri minha pena de suspensão do direito de dirigir por 30 (trinta) dias. Sim, eu mesma, por que o espanto? Ah... minha cara de “certinha”?! OK, OK... eu não sou nenhuma criminosa mas, de vez em quando e, como todo o resto da humanidade, cometo algumas infrações.

Foram pequenas e não prejudicaram ninguém. Ultrapassei o limite de velocidade em 20% na pista local da Marginal e rodei com o carro em dias e horários não permitidos. É certo que foram várias vezes em apenas um ano e o número de pontos acumulados ficou pari passu com o do Thor, mas garanto que não coloquei a vida de ninguém em risco.

Bem, de todo modo, cumpri minha pena. E, ainda, me entreguei. Sim, fui por livre e espontânea vontade ao Detran entregar minha Carteira de Habilitação. Isso aconteceu há pouco mais de trinta dias e na última sexta-feira peguei a CNH de volta com os pontos “zerados”... uhulll... let’s drive again!

Calma, muita calma na hora do “drive again” porque não posso me transformar novamente no Sr. Nervosus. Para quem não sabe, o Sr. Nervosus é um personagem “representado” pelo Pateta (aquele, da Disney) em um desenho animado onde ele, ao sentar atrás do volante, se transforma em um tipo de monstro. Parece que os CFC’s passam este desenho para os aspirantes a motorista. Eu assisti quando criança. Lembro-me que o Sr. Nervosus dirigia como um louco, ultrapassando, xingando, cometendo todo o tipo de infração por pura falta de paciência. Em cima de sua cabeça estava sempre aquele furacãozinho que aparece em desenhos animados para mostrar que o personagem está furioso.

Para falar a verdade, nos últimos tempos este mesmo “furacãozinho” aparecia em cima de minha cabeça quando me sentava no banco do motorista de um carro. De agora em diante procurarei me controlar porque não gostei nem um pouco de ter um direito suspenso.

Apesar de tudo, fazer o curso de reciclagem foi útil. É bom relembrar certas regras que, com o decorrer do tempo, caem no esquecimento. E dirigir em São Paulo não é coisa tão fácil. Em um só dia é possível que o motorista se depare com a possibilidade de não cumprir muitas regras.  

Eu ainda não me considero totalmente recuperada do “surto Sr. Nervosus”. Sinto que preciso me controlar para não me transformar novamente no encantador personagem quando dirijo pelo meu bairro de segunda a sexta-feira em horários não considerados “horários de pico”. Eu não imaginava que o “trânsito” de terça-feira às 15h ou de quarta às 11h em um bairro residencial fosse tão “complicado”. Meu Deus, como é difícil. Não queridos, não estou falando de congestionamentos. Sobre esses eu nem falo mais porque em horários de pico e em dias de chuva eu só me movimento de Metrô e Ônibus. Sim, porque se eu me envolver novamente em um congestionamento daqueles que estava acostumada a enfrentar quando trabalhava em Santo Amaro ou em Interlagos (moro na Zona Norte), acho que seria presa ou internada. Meus nervos já estavam à flor da pele quando resolvi utilizar somente o transporte público para trabalhar. Congestionamentos nunca mais.

Voltando ao terrível “trânsito” dos bairros em horários improváveis, tenho de confessar: já estou prestes a me transformar na “Sra. Nervosus do Jardim São Paulo”... É inacreditável como tenho me deparado com motoristas fazendo as mais diversas barbeiragens pelas ruas do bairro. Eu detesto ter de admitir mas observei que metade das besteiras são praticadas por mulheres com idade entre 30 e 60 anos que, provavelmente, não trabalham e dirigem apenas pelo bairro a fim de levar crianças à escola, ir à academia ou ao supermercado. A outra metade é cometida por senhores idosos. Homens com 65 anos ou mais que também dirigem somente pelo bairro com a mesma finalidade.

É certo que são pessoas não habituadas a enfrentar os congestionamentos monstruosos do horário de pico e, por isso mesmo, são tão “pacientes” na direção. Nada que é em excesso é bom por isso faz-se necessário que a paciência no trânsito também tenha seus limites afinal, andar em velocidade demasiadamente reduzida, parar no meio da rua para desembarcar um passageiro, demorar para dar a partida quando o farol abre também são atitudes que provocam acidentes.

O pior é que os motoristas com o perfil acima não percebem isso. Eles acham que são “cuidadosos”.

Eu digo que não são nem um pouco cuidadosos. São, na verdade, egoístas e medrosos. Sim, medrosos! Posso estar sendo radical mas acho que quando se tem medo de fazer uma coisa, é melhor não fazer. Principalmente se esta coisa envolve e atrapalha outras pessoas. Os táxis estão por aí e, para quem não pode pagar uma corrida, aí estão os ônibus. Mas não, alguns insistem em sair dirigindo seus automóveis quando não sabem fazê-lo.

Apenas como exemplo do que quero dizer, confesso que “morro” de medo de água. Sei nadar. Frequentei aulas de natação, contudo não perdi o medo. Sabem o que eu faço? Mantenho meus pezinhos em terra firme! É o medo que me impede de me atirar na água porque sei que vou esquecer todas as regras aprendidas nas aulas e vou dar o maior espetáculo! E é pensando em meus parentes e amigos que não me atrevo a sair por aí me jogando em piscinas, oceanos, lagos ou rios! Já pensou se eu resolvo “enfrentar o meu medo” e me jogo em uma piscina com 3m de profundidade? Eu não vou fazer isso e acho que quem tem medo de dirigir também não deve dirigir. Pelo menos enquanto tiver medo. Pronto, falei!

Eu também acho que o trânsito de SP seria melhor se alguns motoristas não fossem tão lerdos. É certo que os congestionamentos são causados, na maioria das vezes, pelo excesso de veículos, mas será que os lerdos não colaboram um pouquinho?

Bem, é melhor não me estender muito neste assunto.

O que eu gostaria mesmo, agora, é de ser parada em uma “blitz” só para mostrar minha Carteira de Habilitação “zerada”. Agora que eu queria, não acontece, droga!

Um comentário:

  1. Os lerdos atrapalham demais Eli, adorei seu texto... ;-) ... transito de SP eh F&$¥%#€£¥ pra nao dizer outras coisas..., estou viajando pelo mundo e ate agora nao vi nada igual ai.. somos insanos e guerreiros !! ahahha .. bjao

    ResponderExcluir