terça-feira, 24 de janeiro de 2012

São Paulo e a Montanha.

No último domingo eu estive na manifestação “Crueldade Nunca Mais” que reuniu cerca de 7 mil pessoas na Av. Paulista. Várias cidades em todo o Brasil contaram com a mesma manifestação que teve o objetivo de chamar a atenção para a impunidade relativa às atrocidades que têm vitimado animais neste país.

Fiquei emocionada quando vi aquela multidão reunida em frente ao MASP, principalmente no momento em que iniciamos a caminhada. Eu nunca havia participado de manifestação nenhuma, mas pelos animais, estou disposta a fazer o que posso e, definitivamente, eu podia estar ali reforçando o número de amigos dos animais e gritando em coro: “o animal é meu amigo, você também mexeu comigo”, “justiça aos animais, crueldade nunca mais”!

Sempre soube da importância deste tipo de manifestação, mas nunca havia sentido na pele a força que isto tem. Saí de lá com a esperança de que alcançaremos nosso objetivo e um dia veremos os direitos dos animais sendo levados a sério.

Como disse no meu último comentário, publicado em 15.01.2012, o tema desta semana é o aniversário de São Paulo, mas antes de iniciar queria destacar o evento acima e chamar a atenção de meus queridos leitores para a importância de lutarmos pelo que acreditamos e para a força que tem a união de pessoas com o mesmo ideal além disso, foi uma oportunidade que tive de admirar por um outro ângulo a avenida mais bonita da Capital.

Bem, vamos ao aniversário de São Paulo que amanhã completará 458 anos.

Todas as manhãs, quando abro a janela de meu quarto vejo uma montanha. Sim, eu moro na Capital do Estado de São Paulo, esta cidade conhecida pelo excesso de concreto, fios elétricos, enchentes, poluição e um trânsito infernal. É tudo verdade, porém, como tudo, existe um lado de São Paulo que só conhece quem vive aqui.

A montanha que avisto é parte da Serra da Cantareira. Ela ainda aparece atrás dos poucos prédios. Sei que um dia haverá mais prédios que a esconderão, mas enquanto eu puder, admirarei a minha linda montanha.

O curioso é que percebi esta linda vista há poucas semanas. Foi num dia em que o sol brilhava e eu consegui ver o contorno das árvores. Isso me chamou a atenção e eu passei a observá-la todas as manhãs, exceto quando o dia está nublado, é claro.

Bem, o que isso tem a ver com o aniversário de São Paulo?!  Com o aniversário propriamente dito: nada, afinal aquela montanha está lá há muito mais tempo que a fundação da Cidade e em qualquer cidade há montanhas, no entanto, ao contrário do que muita gente pensa, aqui também temos natureza e o acesso a ela é muito mais simples do que se imagina.

São Paulo, além de ter todas as facilidades trazidas pelo progresso, tem uma beleza natural que não é observada. É claro que não se compara à beleza natural de outras cidades brasileiras, mas verdade seja dita: quem precisa de mato e praia o tempo todo? Ora, se estamos com vontade de ver o mar, é só gastar 40 minutos na Imigrantes! Vontade de ver montanhas? Gaste meia hora na Fernão Dias e vá até Atibaia!

O que de fato é motivo de orgulho para São Paulo somos nós, as pessoas que aqui vivem e viveram, como meus avós e meus pais.

Na verdade, quem merece as congratulações pelo aniversário da Cidade somos nós, paulistanos, paulistas e demais brasileiros que aqui vivem e que enfrentam todas as dificuldades resultantes do progresso e que a cada dia lutam para que São Paulo progrida mais e mais afinal, quem não gosta de progresso? Quem não aprecia a riqueza, as oportunidades, a boa comida? Quem não quer conquistas, entretenimento, excelentes hospitais, cultura? Quem acha que ciência não é importante? Quem não gosta de fatura, de chuva, de montanhas? Alguém mais mal humorado pode até pensar: “pois é, temos tudo isso e mais enchentes, trânsito, pobreza...”! Sim, é verdade, certamente poderia ser bem melhor, contudo, sincera e honestamente? Eu amo abrir a minha janela e ver a “minha” montanha todas as manhãs. Isto derruba qualquer mal humor, garanto.

Beijos a todos e aproveitem nossa Cidade neste feriado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário